FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

segunda-feira

Perfeito Louvor

Perfeito Louvor


"Pôs na minha boca, um novo cântico, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor" (Salmos 40.3).

É agradável aos nossos ouvidos o cântico afinado e inteligível. Porém, será que essas coisas em si traduzem um perfeito louvor? Tem se presenciado muita gente cantando hinos sacros, até em ocasiões especiais, sem que ao menos apresente uma vida exemplar, um comportamento que dignifique o louvor prestado a Deus que é todo pureza, todo santidade, e que não pode ver o mal.

Conta-se que Gandhi, sempre que viajava de trem pela Índia, comprava passagem de terceira classe. Ali os passageiros, como sói acontecer em alguns outros países, também não cultivavam hábitos de higiene, nem de boas maneiras. Certa ocasião, quando empreendia uma das suas viagens, ele chamou a atenção de um rapaz que viajava junto a ele no mesmo vagão e que de quando em quando cuspia no chão. Diante da advertência recebida, o moço respondeu indelicadamente e repetiu várias outras vezes o gesto. Gandhi calou-se. Depois de um bom tempo de viagem, o rapaz pegou no seu violão, dedilhando-o por uns momentos até afiná-lo, e começou a tocar e também a cantar músicas que exaltavam o grande líder e herói nacional - Gandhi. Quando, finalmente, o trem parou na estação da cidade para onde Gandhi se dirigia, ele se levantou, preparando-se para descer.

O jovem, que também ficaria ali, juntou suas coisas para sair. Na estação, ele percebeu que alguém de certa importância e grande respeito estaria chegando, porque havia uma enorme recepção organizada com músicas instrumentais, fogos de artifício e discursos. Parou para ver... Era Gandhi quem chegava! Só quando o viu recebido com tamanha honra e distinção foi que o rapaz se deu conta de que o passageiro a quem havia respondido de maneira tão descortês e insolente era exatamente aquele que havia enaltecido com tanta veemência através das suas canções. Ele não conhecia Gandhi, mas certamente entendeu que para ele nada significaram suas músicas e o seu cântico.

Essa experiência pode muito bem ser aplicada em relação a Deus. Ele deseja receber o nosso louvor e numerosas foram as vezes em que Ele mencionou esse seu prazer. Porém, deixou sempre claro que o desejava de maneira humilde, sincera e real. Citou como exemplo de perfeito louvor aquele que parte da boca das crianças, porque essas na sua pureza e despretensiosamente sabem ser honestas, sinceras e puras.

Condenou o povo que procurava apresentar-lhe honra e louvor superficiais, dizendo: "Este povo honra-me com os lábios; e o seu coração, porém, está longe de mim" (Mateus 15.8).

Paulo Roberto Barbosa

“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre,
sacrifícios de louvor,
que é o fruto de lábio que confessam o seu nome”
Hb 13.15

Este início de milênio tem sido marcado pela espiritualidade, notadamente as coisas espirituais tem ganhado um espaço muito grande na vida dos homens, que tem-se voltado para o sobrenatural; lamentavelmente, tem encontrado o que buscam! Mas em relação ao Senhor nota-se que a visão tem sido cada vez menor, o homem tem se afastado de uma forma assustadora dos princípios divinos. E, levados por diversos objetivos tem procurado fazer alguma coisa, e transmitem uma imagem de compromisso e dedicação.
É claro que entre estes há casos onde realmente o interesse único e ver o nome do Senhor sendo pregado entre os povos que necessitam, e são colaboradores, fornecendo condições para edificação de vidas.
Mas em sua grande maioria são empresas e entidades que tem como único fim, o lucro. Encaram o chamado meio “gospel” como um mercado ávido por consumir e com rentabilidade garantida. E investem pesado no desenvolvimento de quinquilharias e no marketing.

Indiscutivelmente, o maior filão do mundo “gospel” é a Música!

E os empresários consciente deste momento importante tem investido grandes importâncias para fazer e divulgar o artista. Hoje as gravadoras evangélicas agem semelhantes às gravadoras seculares. Escolhem as músicas amparados em tendências e com objetivos único, envolver as pessoas e vender o maior número possível de CD (Preços iguais aos dos artistas “do mundo”) Não quero desmerecê-los, porém, acho muito estranho o termo “artista” usado para designar tais cantores. A expressão Show, define as apresentações destes em igrejas ou praças. Aparentemente, perdeu-se a simplicidade, a humildade. Os artistas gospel que estão no auge da fama, geralmente agem como superstar, com direito a fã clube, autógrafos e outras vaidades humanas.

Os shows, verdadeiramente honram o termo; com fumaça, luzes, gritos e ingressos!

Se compararmos à luz da Bíblia, vamos descobrir que estes que se colocam como os Levitas da atualidade, não possuem nada em comum com aqueles levantados por Deus.
Hinos de louvores, jamais devem ser instrumento de diversão ou passatempo! Cânticos de Louvores é para: Exaltar, Enaltecer e Glorificar ao Senhor.

Na outra ponta, está o mercado “gospel” ávidos por consumir: cds, shows e os muitos “penduricalhos” (camisas, pôsteres, revistas, fitas, etc) que compõe o kit louvor.
É lamentável, mas, nota-se que uma parte muito grande destas pessoas não estão verdadeiramente prestando um louvor ao Senhor, dificilmente sabem e honram o que cantam.
É visível a “tietagem” aos “artistas”. Os atos praticados pelos admiradores não deixa nada a desejar, são iguais aos fãs dos grandes ídolos mundiais. Particularmente, acho isto uma vergonha e uma desonra ao Todo poderoso, faz-me lembrar os momentos que Paulo e Barnabé viveram em Listra (At 14.8-18) Meditem!

No entanto quando entoamos tais músicas ou a ouvimos com o coração aberto e sensível, certamente o Mestre se alegra e recebe nossa Adoração. A música reproduzida por si só não glorifica a nada; mas, quando procede de lábios puros e de um coração lavado, perfeitamente sobe diante do trono do Pai.
Veja três condições imposta por Deus para um perfeito louvor e três motivos pelos quais devemos louvá-Lo.

Oferecido:

- Com coração puro Sl 119.7
- Continuamente Sl 35.28
- De todo coração Sl 9.1; 111.1 e
138.1

A Deus:

- Pela sua Santidade Ex 15.11 e Is 6.3
- Pela sua Majestade Sl 96.1,6 e Is 24.14
- Pelas suas Maravilhas Sl 89.5; Sl 150.2 e Is 25.1

O homem precisa lembrar-se que Deus é um Ser vivo, real, sábio e conhecedor do coração humano. E aqueles que querem adorá-Lo, deve fazê-lo em Espírito e verdadeiramente (Jo 4.24) e voluntariamente.
É preciso rever princípios e meditar muito para oferecer-se um perfeito e agradável louvor ao Rei dos Reis.

Ressalto:
Estas não são palavras de julgamento e não se aplicam à coletividade.

É uma conclusão de minhas observações.

E. Oliveira

Nenhum comentário: