FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

terça-feira

A beleza da generosidade Pe.Xiko

A BELEZA DA GENEROSIDADE (Pe. Xiko)

Hoje em dia ouvimos, com muita freqüência, que vivemos num mundo marcado pelo egoísmo e pelos interesses pessoais, tanto que são comuns afirmações como “cada um por si e Deus por todos” ou “cada um deve cuidar de sua vida”. No entanto, experimentamos diariamente a beleza da generosidade.
Embora às vezes me surpreenda a dureza de coração e a insensibilidade de algumas pessoas que, além de não participarem com seus dons, ainda acham razões para criticar, tenho presenciado gestos encantadores de dedicação, de serviço e de amor ao próximo. Por isso, não posso calar.
Não posso calar-me diante de tantas manifestações de solidariedade que têm me emocionado quando vejo homens e mulheres dedicarem horas a fio, de forma gratuita e mais, de maneira alegre e entusiasta, ao bem dos irmãos mais frágeis, mais vulneráveis, mais pobres. Sou testemunha de muitos atos de grandeza evangélica e tenho certeza que onde existe amor aos pobres é onde está a presença de Deus.
Através deste espaço, quero prestar uma especial homenagem às incontáveis pessoas que conheço e admiro pela sua capacidade de servir sem nunca exigir nada em troca. Quero homenagear aqueles homens e mulheres que sempre encontram tempo para os outros; aquelas pessoas de sorriso nos lábios, de coração cheio de felicidade por poderem oferecer um pouco e, às vezes, muito de sua disponibilidade ao bem comum. Quero homenagear aqueles homens e mulheres que, apesar das dificuldades familiares, apesar das dificuldades econômicas ou de outras situações, sempre encontram uma forma de estarem presentes. Sim, quero, com muita gratidão, render homenagem a todas aquelas pessoas que não precisam ser procuradas para ajudar, que se oferecem, prontificam-se e ainda acham que estão fazendo pouco.
Quero cantar um hino de louvor a todas as mulheres e a todos os homens que fazem a diferença, na maioria das vezes até no anonimato. Quero dedicar todo meu carinho e toda minha gratidão a cada uma dessas pessoas, das quais não grito os nomes porque não encontraria espaço para tantos.
A vocês, homens e mulheres, marcados com o dom da generosidade, ofereço minha profunda estima e consideração. Alguns são generosos oferecendo bens materiais, outros colocando a disposição seus talentos e suas capacidades; outros, ainda, presenteando com sua presença amiga e fraterna. Gostaria, agora, de abraçar cada um e dizer-lhes o quanto têm sido importante na comunidade.
Quantas vezes temos admirado o bom samaritano da Bíblia? E, com razão. Mas quantos bons samaritanos temos hoje entre nós? Eu, ao menos, conheço muitos. Eles estão presentes nas famílias, nas comunidades, nas instituições, em nossa sociedade. Que seria de nossa sociedade se não existissem essas pessoas generosas e altruístas? Tenho certeza de que são essas pessoas que mais engrandecem nossas comunidades. Sinto profundo respeito por aquelas que tenho o privilégio de conhecer.

O autor, colaborador desta Revista, é padre palotino e reside em Santa Maria (RS) - http://www.pallotti.com.br/

Nenhum comentário: