FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

segunda-feira

Maria no Apocalipse

Maria no Apocalipse
Fonte: Revista Ave Maria



Quem é esta mulher?

Um sinal grandioso apareceu no céu: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas; estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar à luz (Ap 12,1-2).

Segundo um bom número de teólogos e exegetas, essa mulher simboliza em primeiro lugar e diretamente a Igreja do povo de Deus, tanto do Antigo Testamento como do Novo; porém, indiretamente, sim,boliza também a Virgem Maria.

Quem é este dragão?

Apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres... O Dragão colocou-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o Filho, tão logo nascesse (Ap 12,3-4).

O próprio autor do Apocalipse se encarregou de identificar o dragão: o grande dragão é a antiga serpente, o chamado diabo ou satanás? sedutor de toda a terra habitada; foi expulso para a terra, e seus anjos foram expulsos com ele (Ap 12,9). Está em aberta hostilidade com a mulher. Primeiro, quer devorar-lhe o Filho, apenas nascido.

Falhando essa primeira tentativa, persegue a mulher vomitando atrás dela um rio de água (Ap 12,13-15); enraivece contra ela e, por fim, move guerra contra o resto da sua descendência, contra os que observam os mandamentos de Deus e mantém o testemunho de Jesus (Ap 12,17).

Todavia, pergunta Frei Carlos Mesters: ”Concretamente, quem é este dragão?... Naquele tempo, o povo de Deus estava sendo perseguido pelo governo do Império Romano. Assim como Herodes tinha perseguido o menino Jesus, assim o imperador romano perseguia os cristãos. O Império Romano queria destruir a Igreja que estava nascendo no meio do povo pobre.

Mas os cristãos não desanimavam. Sofriam muito, mas achavam que o sofrimento era dor de parto, começo de nova vida. Sabiam que Deus estava com eles, do jeito que ele tinha estado com Maria, quando esta teve de fugir de Herodes. Para eles, a situação estava clara: o bicho feroz que tinha recebido o seu poder do dragão da maldade (Ap 13,1-3) era o imperador romano“.

Aliás, a identificação do dragão com o Império Romano é feita, de maneira elegante, pelo próprio texto apocalíptico: Aqui é necessário a inteligência que tem discernimento: as sete cabeças do dragão são as sete colinas sobre as quais a mulher (= a cidade de Roma) está sentada (Ap 17,9). Evidentemente, há séculos que Roma é conhecida como a cidade das sete colinas!

A - a mulher entre as dores do parto é Maria junto à cruz, dando à luz a Igreja no meio dos sofrimentos da paixão: Mulher? eis aí o teu filho! Filho, eis aí a tua mãe (Jo 19,26-27);

B - a mulher coroada de doze estrelas é Maria, rainha dos Patriarcas e Profetas (= as doze tribos de Israel), e também rainha dos doze Apóstolos, representados, no Calvário, pelo discípulo João;

C - a mulher vestida com o sol é Maria cheia de graça, envolvida pela complacência e favor misericordioso de Deus por causa da missão única e excelsa a que foi chamada;

D - a mulher grávida para dar à luz é Maria dando à luz, em Belém, o Filho do Altíssimo, que reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim (Lc 1,33; Ap 12, 5);

E - a mulher atormentada, levada por Deus para o deserto por causa da perseguição do dragão (Ap 12,4-6), é Maria, membro e mãe de uma Igreja perseguida pelo mundo e socorrida por Deus; é Maria, co-participante do mistério de morte e ressurreição vivido pela Igreja apostólica;

F - a mulher, vestida de sol, coroada de estrelas, tendo a lua sob os pés, é Maria assunta à glória celeste; nela redimida na integridade de sua pessoa, a Igreja saúda as primícias e o penhor da glória perfeita, que será comunicada a toda criatura como fruto da salvação universal realizada por Cristo, o Emanuel - Deus conosco (Ap 21,3-4).

Geraldo Araújo Lima

Nenhum comentário: