FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

segunda-feira

JOÃO PAULO II

JOAO PAULO II



Nasceu em 18 de maio de 1920 no Wadowice, sul da Polônia.

Em 1942 ingressou no Departamento teológico da Universidade Jaguelloniana. Durante estes anos teve que viver escondido, junto com outros seminaristas, que foram acolhidos pelo Cardeal de Cracóvia.

Em 1 de novembro de 1946, à idade de 26 anos, Karol Wojtyla foi ordenado sacerdote no Seminário Maior de Cracóvia e celebrou sua primeira Missa na Cripta de São Leonardo na Catedral de Wavel.

Em 23 de Setembro de 1958 foi consagrado Bispo Auxiliar do Administrador Apostólico de Cracóvia, Dom Baziak, convertendo-se no membro mais jovem do Episcopado Polonês.

Em 13 de janeiro de 1964 faleceu Dom Baziak, assim sendo Dom. Wojtyla ocupa a sede de Cracóvia como titular. Dois anos depois, o Papa Paulo VI converte Cracóvia em Arquidiocese.

Em maio de 1967, aos 47 anos de idade, o Arcebispo Wojtyla foi criado Cardeal pelo Papa Paulo VI.

Em 1978 morre o Papa Paulo VI e é eleito novo Papa o Cardeal Albino Luciani de 65 anos quem tomou o nome de João Paulo I. O "Papa do Sorriso", entretanto, falece aos 33 dias de sua nomeação.

Em 16 de outubro de 1978, logo depois de um novo cônclave, o Cardeal polonês Karol Wojtyla é eleito como o sucessor de São Pedro, quebrando a tradição de mais de 400 anos de escolher Papas de origem italiana.

Em 22 de outubro de 1978 foi investido como Sumo Pontífice assumiu o nome de João Paulo II.

Viagens:

Realizou 104 viagens pastorais fora da Italia, e 146 dentro do país. Como bispo de Roma visitou 317 das 333 paroquias romanas.

Documentos escritos:
Entre seis documentos principaiss incluem: 14 Encíclicas, 15 Exortacoes apostólicas, 11 Constitucoes apostólicas e 45 Cartas apostólicas.

Livros

O Papa tambem publicou cinco livros: "Cruzando os passo da esperanza" (outubro de 1994); "Don e misterio: noquincuagésimo aniversario de minha ordenacao sacerdotal" (novembro de 1996); "Tríptico romano - Meditacoes", livro de poesías (Marzo de 2003); “¡Levante-se! ¡Vamos!” (maio de 2004) e “Memoria e identidade” ( 2005).

Beatos e Santos
Juan Pablo II presidiu 147 ceremonias de beatificacao -nas quais nomeou 1338 beatos- e 51 canonizacoes, no total de 482 santos.

O papa dos recordes

No decorrer dos seus 25 anos de pontificado , João Paulo II transformou-se no papa dos recordes. Nenhum dos 263 pontífices precedentes trabalhou de maneira tão exaustiva como ele. Os números impressionam !

Realizou mais de 100 viagens internacionais - três delas ao Brasil , em 1980, 1991 e 1997 - , passando por mais de 125 países e tendo percorrido uma distância suficiente para circundar o globo terrestre dezenas de vezes.

Nenhum outro papa foi visto por tanta gente. Suas missas e cerimônias , ao vivo ou transmitidas via satélite , atraem milhões e milhões de fiéis. No Vaticano , já falou para quase 100 milhões de pessoas.

Nenhum outro pontífice publicou tantas encíclicas . Foram catorze até agora. Além de nove constituições apostólicas , 10 exortações e 29 cartas apostólicas. Sob o pontificado de João Paulo II , foram elaborados o novo Código de Direito Canônico e o novo Catecismo da Igreja Católica , respectivamente , nos anos de 1983 e 1992 .

O papa elevou para cerca de 1345 o número de beatos . Sendo 1.338 proclamados pelo Papa em vida e sete por seu sucessor. Até João Paulo II , o papa com a maior quantidade de beatificações era Pio XI , que fez 380 beatos.

Também em canonizações o atual pontífice é recordista: foram até agora 483 santos. Incluindo a primeira santa brasileira , Madre Paulina . Nos quatro séculos anteriores seus predecessores tinham efetuado só 302 canonizações e 1310 beatificações. O Papa Paulo VI que antecedeu João Paulo II , canonizou 86 servos de Deus.

João Paulo II canonizou e beatificou mais do que todos os outros papas somados. A intenção do sumo pontífice é reforçar o caráter místico do catolicismo.

Em número de bispos e cardeais, ele também é imbatível. Nomeou mais de 300.

João Paulo II também introduziu novas regras para a escolha de seu sucessor , revelou o terceiro segredo de Fátima e acrescentou os mistérios luminosos ao santo rosário .

O Papa João Paulo II marcou profundamente a história da Igreja Católica , e este fato é irrefutável .

Nenhum comentário: