FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

terça-feira

< Mateus 1:1-6 >

A Genealogia de Jesus Cristo


< Mateus 1:1-6 >
“Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Judá e a seus irmãos. Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá, Perez gerou a Esrom, Esrom gerou a Arão, Arão gerou a Aminadabe, Aminadabe gerou a Naassom, Naassom gerou a Salmom, Salmom gerou de Raabe a Boaz, Boaz gerou de Rute a Obede, Obede gerou a Jessé, Jessé gerou ao rei Davi, o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.”


Para nos tornarmos parte da genealogia de Jesus Cristo, precisamos crer na Sua salvação. Em outras palavras, crer na Sua salvação é a única maneira de fazermos parte de Sua genealogia.

Nosso Deus e Pai não enviou Seus anjos para nos salvar, Ele enviou nenhum outro senão Seu único Filho. Foi a Jesus Cristo que nosso Deus e Pai enviou para nos salvar dos nossos pecados. Ele fez uma aliança onde todos aqueles que cressem em Jesus, que é o Filho de Deus e nosso Salvador, seriam perdoados de todos os seus pecados de uma vez por todas.

Dentro desse contexto, Mateus 1:1 diz: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.” Aqui, “a genealogia de Jesus Cristo” traz o significado espiritual de como podemos nos tornar filhos de Deus através da fé que nos leva a conhecer e crer em Jesus Cristo, fazendo com que sejamos assim libertos do poder das trevas.

Essa passagem descreve o que é necessário para que o pecador seja salvo dos seus pecados e se torne um filho de Deus. Em outras palavras, para se tornar um filho de Deus, a pessoa precisa ter a fé que Abraão teve. Que tipo de fé é necessária para entrar no Reino de Deus? Nós precisamos crer totalmente na Palavra de Deus como Abraão fez. E como foi que a fé de Abraão agradou a Deus? Ele creu na Palavra de Deus na sua totalidade e teve esperança naquilo que para a lógica humana era impossível. Ele creu na aliança de Deus exatamente como Ele havia dito, algo que estava além da compreensão humana. Essa é a grandeza de sua fé. Mesmo que a mulher de Abraão tivesse passado do tempo de gerar filhos e portanto era impossível para ela conceber uma criança, Abraão creu na aliança que Deus havia feito com ele que sua descendência seria tão numerosa como as estrelas do céu. Assim Deus reputou isso a ele como justiça e se agradou dele. Foi assim que Abraão se tornou o pai da fé de todos os justos.

Você e eu hoje olhamos para Abraão como o pai de todos os que crêem porque ele acreditou em tudo exatamente como Deus disse. Da mesma maneira, precisamos ter o mesmo tipo de fé que Abraão teve para entrar no Reino de Jesus. Essa é a única maneira de um pecador receber a remissão de pecados e se tornar uma pessoa justa. Nós entramos no Reino de Deus, e recebemos Sua salvação, aceitando Jesus como nosso Senhor e Salvador.

Como podemos crer em Jesus como nosso Senhor e Salvador e nos tornar parte da genealogia de Jesus? Em outras palavras, como podemos crer na Salvação que Ele concede aos pecadores? Precisamos crer no evangelho da água e do Espírito para isso.

Nosso Deus e Pai enviou Seu Filho, Jesus, a esse mundo como o Salvador do mundo para tirar os pecados do mundo. Sendo assim, devemos aceitar o fato de que Jesus levou todos os pecados dos pecadores pelo método no qual Ele foi batizado no rio Jordão. E a verdadeira fé é crer que Ele foi crucificado por causa dos nossos pecados, derramou Seu sangue e morreu na Cruz, ressuscitou dos mortos, e salvou aqueles que crêem nEle completamente. “Mas Jesus lhe respondeu: deixa por agora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça. Então João consentiu. Assim que foi batizado, saiu logo da água. Nesse instante abriram-se-lhe os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e pousando sobre ele” (Mateus 3:15-16).

Essa passagem é a verdade de como Jesus levou os pecados do mundo por meio do Seu batismo. Nosso Deus e Pai enviou nosso Senhor Jesus aos pecadores e fez com que Ele levasse todos os seus pecados quando Ele foi batizado por João, para limpar seus corações e torná-los tão brancos como a neve e para abrir a porta do Reino de Deus. Nós podemos nos tornar justos aceitando Sua Palavra em nossos corações e também nos tornar membros de Sua família. Todo aquele que crê na obra que Jesus realizou pode passar de pecador a uma pessoa sem pecados. A maneira de se tornar parte da família de Deus é crer no evangelho da água e do Espírito.

Para um pecador se tornar filho de Deus, ele precisa ter a fé que crê que Jesus é o Salvador dos pecadores. Na Palavra, “filho de Davi” significa que Jesus é descendente de Judá. No Antigo Testamento, Deus fez uma aliança onde Ele levantaria reis da tribo de Judá, o filho de Jacó (Gênesis 49:10). Davi é o homem da tribo de Judá de quem o Antigo Testamento fala. E Jesus nasceu da tribo de Judá como o Rei. Assim como Abraão, nos tornamos parte da família real por crermos na palavra de Deus. Espiritualmente nos tornamos filhos de Deus. E todo aquele que se tornou parte da genealogia de Jesus Cristo pela fé já se tornou também um filho de Deus. Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Judá e a seus irmãos, e eles continuaram gerando seus descendentes. Aqueles que crêem na Palavra de Deus continuam a gerar filhos de Deus.

Todos que se tornaram parte da genealogia de Jesus pela fé são aqueles que receberam a misericórdia de Deus, e não aqueles que tinham algo para se vangloriar de si mesmos. Eles eram humildes e fracos, mas creram na Palavra de Deus. Assim, se tornaram uma família com o Rei celestial.

Quando nos tornamos parte da genealogia de Jesus pela fé, precisamos saber de uma coisa – que na genealogia de Jesus Cristo, houve uma prostituta chamada Raabe assim como uma mulher chamada Rute dos Moabitas, os Gentios. Mas como pode uma prostituta fazer parte da genealogia de Jesus? Foi pela fé de Raabe que ela entrou no Reino de Deus. Deus nos diz que a única maneira de um pecador se tornar filho de Deus é crendo na Sua Palavra. Isso significa que a verdadeira fé não é levar uma vida fazendo boas obras, mas crer na Palavra de Deus. Mas como pode uma prostituta ter vivido segundo a vontade de Deus?

De qualquer modo, Deus perdoa todos os pecados até mesmo de alguém como uma prostituta, que cometeu muitos pecados, através da salvação do Senhor. Até mesmo uma prostituta poderia se tornar filha de Deus por crer na verdadeira salvação de Deus. Isso significa que todo pecador desse mundo pode se tornar um filho de Deus também.

A Bíblia nos fala sobre a fé que nos leva a crer nEle e na Sua Palavra. Em Mateus 1, a Bíblia novamente fala sobre a fé de Tamar. Mas quem foi Tamar? Ela era a nora de Judá, que se deitou com seu sogro. Quando olhamos para isso pelo lado moral nos perguntamos: como uma mulher que teve relações sexuais com seu próprio sogro pôde se tornar parte da sagrada genealogia de Jesus? Contudo, Tamar foi aprovada por causa da sua fé que creu na aliança que havia com seu sogro. Ela se tornou parte da genealogia de Jesus pela fé que creu na Palavra que seu sogro levava consigo.

Havia um costume em Israel que quando o filho primogênito morria, o segundo filho era dado a mulher do filho primogênito. E se o filho mais velho não tivesse descendente quando morresse, o sogro tinha a responsabilidade de casar a mulher do seu filho primigênito com o segundo filho. Tamar era casada com o filho primogênito de Judá. Mas ele era mal aos olhos do Senhor, e o Senhor o matou. Então, como era costume em Israel, Judá deu seu segundo filho a Tamar. Entretanto, sabendo ele que seu filho não seria seu herdeiro, derramou seu sêmen na terra, e Deus o matou por isso. O sogro então teve que dar seu terceiro filho a sua nora. Todavia, ele era muito jovem, então o sogro prometeu que lhe daria seu terceiro filho quando ele se tornasse adulto. Tamar esperou pelo terceiro filho. Todavia, seu sogro não lhe deu seu terceiro filho, então Tamar se sentiu enganada.

Veio o tempo da tosa anual das ovelhas. Então Tamar tirou suas vestes de viúva, se cobriu com um véu e sentou à beira do caminho. As prostitutas em Israel tinham que ter suas cabeças e seus rostos envolvidos e cobertos por um véu. Quando Judá estava indo para a tosa das ovelhas e a viu, ele a desejou. Ele então deu a ela seu selo, seu cordão e seu cajado como penhor e se deitou com ela. Judá não sabia que aquela era sua nora. Alguns meses depois, a gravidez de Tamar começou a aparecer. E aquilo foi considerado adultério pois ela ainda era viúva. Em Israel, os adúlteros eram punidos sendo apedrejados ou queimados. Judá decidiu então apedrejá-la até a morte. Mas Tamar disse no tempo certo: “eu estou grávida do homem a quem pertence esse cajado e esse selo.” Eles eram o penhor que Judá deu a prostituta. Assim, Judá reconheceu que eram seus e Tamar pôde gerar filhos que continuaram a linhagem da família.

Isto mostra que Deus abençoa as pessoas que crêem na aliança que há na Sua Palavra e vivem por ela. Sendo assim, todo aquele que se torna parte da genealogia de Jesus consegue isso pela fé na Palavra de Deus. Está escrito na Palavra: “Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá.” Tamar gerou filhos gêmeos e deu continuidade a genealogia de Jesus pela fé na aliança de Deus com Judá. Aqui, nenhum israelita criticou Tamar, dizendo: “o que você fez foi errado.” Ao contrário, eles honraram Tamar por causa de sua fé, dizendo que aquela era a fé da bênção. Da mesma forma, Deus aceita a fé daqueles que crêem na Palavra de Deus. Tamar pôde se tornar parte da genealogia de Jesus porque ela creu na aliança de Deus. Se nós crermos na Palavra de Deus, poderemos nos tornar seus filhos também.

Nós não nos tornamos justos por causa das nossas boas obras. Todo pecador só pode se tornar uma pessoa justa ao crer no evangelho da justiça de Deus e assim fazer parte da família de Deus. A Bíblia nos diz que não é por causa do nosso comportamento santo que somos feitos filhos de Deus. Ao contrário, nos tornamos filhos de Deus por meio da nossa fé na aliança da Palavra de Deus. Nós nos tornamos filhos de Deus e entramos no Reino de Jesus por meio da fé que crê na Palavra de Deus. Nós nos tornamos filhos de Deus através da nossa fé na Palavra de Deus. Devemos entender e crer que nos tornamos justos e sem pecados por crer em Jesus.

A Bíblia nos diz que a fé que crê nas Escrituras como elas são é a fé que crê na justiça de Deus. Para nos tornarmos justos quando aceitamos a Jesus, temos que crer no evangelho da água e do Espírito. A palavra “Santificação” é frequentemente usada em todas as religiões do mundo. Todavia, Jesus nos diz que não existe ninguém que entre no Reino de Deus depois de ter santificado a si mesmo. Vamos examinar as Escrituras. Abraão apresentou sua esposa como sua irmã temendo pela sua segurança. Isaque fez o mesmo com sua esposa. Abraão vendeu sua esposa e Isaque foi um homem que também fez a mesma coisa. Tamar e Raabe também foram alguns dos exemplos de pessoas que não poderiam ser incluídas na genealogia de Jesus se não fosse pela sua fé. No Cristianismo, santificação significa se tornar santo gradualmente. Entretanto, Tamar teve relações sexuais com seu sogro, Raabe foi uma prostituta, e Rute uma gentia. Nenhuma dessas mulheres tinha condição de se tornar parte da genealogia de Jesus dentro de uma perspectiva humana. Contudo, a razão pela qual elas foram chamadas justas e se tornaram parte da genealogia de Jesus foi devido a sua fé absoluta na aliança de Deus. Esse é o tipo de fé que nos leva a nos tornarmos filhos de Deus. Pela Palavra de justiça de Deus, nós viemos a conhecer o evangelho da água e do Espírito por meio da fé que crê que Jesus é o nosso Salvador. Em outras palavras, o fato de nos tornamos pessoas sem pecado não é nem 0,0001% devido as nossas boas obras. Nós nos tornamos pessoas sem pecado por crer em Jesus como nosso Salvador, que Ele é o Filho de Deus, e na Palavra de Deus, isto é, no evangelho da água e do Espírito.

Nós nos tornamos filhos de Deus ao aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador. Deus, nosso Rei, nos diz que aqueles que têm o Espírito Santo são Seus Filhos. Ele chama pessoas como nós que temos fé no evangelho da água e do Espírito de “Meus Filhos, os nascidos de novo.” Na Bíblia, os filhos justos de Deus são diferentes das pessoas comuns que ainda não foram salvas dos seus pecados. Aqueles que aceitaram e creram no evangelho da água e do espírito são diferentes do resto das pessoas que não receberam a remissão dos seus pecados. Nós fomos perdoados de todos os nossos pecados porque cremos em Jesus, que é o nosso Salvador, em nossos corações. Nós sabemos que já recebemos a remissão de todos os nossos pecados porque cremos que o Senhor veio a esse mundo e foi batizado e derramou Seu sangue na Cruz. Portanto, nós nos tornamos filhos de Deus através do Filho de Deus e crendo nessa verdade.

Aleluia! Nós somos gratos a Deus que nos deu esse evangelho da água e do Espírito, que é a justiça de Deus.

Nenhum comentário: